segunda-feira, janeiro 12, 2009

Sobre vogais e consoantes

São as dependências, são os esperares, são os envolver-se, os misturar-se que me preocupam. Antes crer em mim, que nos outros. Antes conhecer a mim, do que aos outros. Antes ter a mim... Hás de convir, é assim sim, deve ser assim - só - para todos, para tudo. Mas é tão contraditório quanto escrever na língua portuguesa.
.
Por exemplo, nunca vi consoante não precisar de vogal, e por mais que vogal saiba viver só, ela sempre se vende aos envolvimentos promiscuos com uma ou mais consoante e outras vogais. Mas veja bem, ela não depende. Quando cansa, lança mão de ter ao lado acompanhante e vai... ser a só a, e só e, o só o...
.
Já a consoante não soa só. Não tem sentido enquanto uma apenas. É tão importante, tão significante, mas sem algo ao lado, não representa nada. A menos que uma alma caridosa lhe atribua créditos e signos temporários... mas isso seriam casos particulares. Ela gosta mesmo é do amontoado. Precisa sentir-se cercada, precisa se relacionar sempre. É meio humana, meio carente, meio obsessiva/possessiva.
.
A diferença entre as duas é a liberdade. A vogal a conhece, e vez enquando opta por ela. A consoante nunca experimentou, e se experimentasse, tenho certeza, não saberia o que fazer com tanto vazio a preencher. Gosto das consoantes. Mas cá entre nós a vogal é bem mais inteligente. Ela se adapta, sabe jogar...
.
Outra coisa interessante: Duas consoantes se relacionam. Três com muito custo. Não é lá uma coisa que lhes agrade muito fazer. Enquanto as vogais se divertem entre duas, três...e até mesmo quatro... por que não?! (iaiá, ioiô...). Deve ser por isso que dizem que as línguas latinas são línguas "quentes" ô.O...
.
Mesmo assim, independente do que façam, ambas estão sempre dispostas a interação. São receptivas umas com as outras, só o p e o b que não gostam muito do n, preferem o m... mas no mais tudo é festa. Tem consoante que inclusive se coloca a disposição para acompanhar as colegas, super solicita e assim experimentar de novas sonoridades... ch, th, ss, sc...
.
As vogais... me parecem ser jovens, meio molecas, atrevidas, provocadoras e debochadas, quase libertinas. As consoantes dependentes... Sérias, receptivas, educadas, acolhedoras, amáveis... Não haveria melhor mistura do que quando elas se encontram corretamente. A consciente consoante puxa as rédias e põe juízo na avoada vogal, que se faz de difícil mas aceita numa boa, se bobear até gosta. Dali resultam palavras.
.
Sobre as palavras... Penso quando elas possuem significados ruins, tem muito da molequisse e rebeldia das vogais as influênciando... As consoantes não. Essas já se esforçam para ser adequada...ao momento, à educação, às boas maneiras e o bem estar... Já disse, repito: Gosto delas. Longe de mim vir aqui desfazê-las, desdenhá-las. Tão bonitinhas. Mas todo esse regramento... e essa dependência... algo me diz que elas devem sofrer mais...

Se eu fosse letra... é... acho que seria vogal. E não que isso seja lá grandes coisas, mas que seja condição, opção, e quem sabe... até mesmo reação... Cada um age conforme lhe convém, certo? a gente opta, e assim se dão os mecanismos de defesa... Mas também não é ruim ser vogal... interações e relações sempre são bem vindas e beeeem divertidas. Mas também é bom o só... Pode ser que um dia isso mude, pode ser que já tenha mudado e hoje isso, seja o resultado daquilo lá no ontem... coisas da vida, naturalmente. Bom ou mal, agora é a condição de vogal que melhor me cabe... quem sabe um dia, eu aceito experimentar o contrário... Afinal não deixar calar, é a maior alegria da vogal...
.
.
.
.
.
.
.
.
"Hoje eu vivo em paz sozinho,
muitos passarão,
outros tantos passarinho..."

(fernando anitelli se apropriando
dos versos do mário quintana)

5 comentários:

Felipe I.C. disse...

eeeehhhh......estou no momento consoante..hehehe...curti o texto...massa.....
bjus

adriana. disse...

pow como eu trabalho com crianças palavras consoantes e vogais

JOTA ALVES disse...

Amei o texto.Que singularidade, que harmonia!
Parabéns!
Felicidades, Jota Alves

josy mg disse...

adorei a forma dinãmica que vc falou da vogal e consoante...é uma forma muito legal de aprender sobre elas...parabéns

Anônimo disse...

Texto muito inteligente, divertido e despretensioso, me encantou.

please, one moment